São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Últimas
October 8, 2012 - 12:09

Segurança-EUA: Washington pede à América Latina para não usar Exército como polícia



SÃO PAULO, SP, 8 de outubro (Folhapress) - O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, alertou aos países da América Latina para que não deem a função de polícia a forças militares. Ele disse que as autoridades civis devem ser fortalecidas para lidar com a defesa das leis.
Recentemente, países como Honduras, México, Guatemala e Bolívia deram parte das tarefas de manutenção da ordem interna aos seus Exércitos, na luta contra o tráfico de drogas e contra o aumento da criminalidade.
A declaração de Panetta foi feita nesta segunda-feira, na conferência de ministros da Defesa da América, em Punta del Este, no Uruguai.
"O uso de militares para a defesa das leis não pode ser uma solução a longo prazo", disse ele, pedindo aos latino-americanos que confiem a segurança interna à polícia e não ao Exército. Panetta disse que os EUA estão à disposição para ajudar os países nesse processo.
"Nós faremos o possível para tornar as forças policiais tão numerosas quanto as Forças Armadas. Devemos respeitar os direitos humanos, a lei e a autoridade civil."
Panetta também elogiou a iniciativa do Chile para acelerar e coordenar o respaldo à assistência humanitária civil em caso de desastres naturais. De acordo com ele, o terremoto no Haiti em 2010 foi um exemplo de trabalho conjunto do continente na assistência às vítimas, mas que poderia ser facilitado por um mecanismo que coordenasse as ações dos países.

Publicidade
Publicidade
Publicidade