São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Home
January 31, 2016 - 10:12

Poluição do ar e falta de verde afetam a periferia de São José

Fumaça toma conta do céu noturno de São José

Fumaça toma conta do céu noturno de São José

João Paulo Sardinha
São José dos Campos

Sol a pino e céu sem nuvem. O chão seco e empoeirado, ao meio-dia, aumenta o desconforto de quem vive no bairro Campo dos Alemães, região sul de São José dos Campos.

Quem morta no lado oposto da cidade, no entanto, certamente sofre menos. A situação na zona norte, onde predominam áreas verdes, costuma ser mais amena. O clima, naturalmente, é bem melhor.

Embora o ar de São José ainda se mantenha nos padrões de qualidade definidos pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), ambientalistas e a própria prefeitura já se mostram preocupados com o excesso de concreto, asfalto e poluição em regiões quase desérticas.

"A região central e a zona norte, por estarem próximas do Banhado, têm muito mais qualidade do ar", afirma o ambientalista Lincoln Delgado. A solução para bairros da zona sul, portanto, seria ampliar o plantio de árvores

"Existe uma carência muito grande de áreas verdes. Infelizmente, todo mundo quer sombra, mas ninguém quer ter uma árvore em frente de casa", completou o ambientalista.

Plantio.
A zona sul, onde a sensação de calor costuma ser maior, está no foco do programa "São José Mais Verde". Em 2015, o governo Carlinhos Almeida (PT) plantou 3.500 árvores. A maioria delas na região sul, em bairros como Jardim Cruzeiro do Sul, Vila das Flores, Jardim República, Jardim Nova República, Jardim Bandeirantes e Jardim Edwiges.

O trevo do Vista Verde, na zona leste, onde está instalada a Revap, também recebeu 300 árvores. De ipê amarelo até quaresmeiras. "A primeira coisa que temos feito é conter a fúria das pessoas pela remoção de árvores. Se a gente atendesse a metade dos pedidos de remoção, São José viraria um deserto", disse o prefeito Carlinhos Almeida.

"Agora, o que podemos fazer é arborizar bem as áreas públicas, estimular e conscientizar. Não Adianta você colocar uma árvore na calçada da pessoa se ela não estiver convencida da importância daquela árvore", completou.

Vista Verde.
Outro bairro que, constantemente é alvo de críticas, é o Vista Verde, na zona leste. "A Revap deixa o ar ruim por aqui. Antes, havia muito mau cheiro", afirmou o comerciante Sergio Dias.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade