O personal trainer Eden Carlos de Jesus, 31 anos, especializado em treinamento funcional, orienta alunos portadores de deficiência  O estudante Claudinei Araújo, 24 anos, de São José, faz boxe durante os treinos para melhorar a força e a resistência

Deficiência física é superada com exercícios

São José dos Campos

O máximo de independência possível é o que buscam os portadores de deficiência física por meio do treinamento funcional --técnica que trabalha vários músculos do corpo ao mesmo tempo.

Após cerca de um ano de muita dedicação aos treinos, o estudante Claudinei Dias de Araújo, 24 anos, que sofreu paralisia cerebral, já comemora uma grande vitória: sobe e desce da cadeira de rodas sem a ajuda de ninguém. "O treinamento é muito bom, além das conquistas melhora a nossa autoestima", disse o estudante.

Para o personal trainner Eden Carlos de Jesus, 31 anos, proprietário do Studio Eden (especializado em treinamento funcional), um dos principais benefícios desta técnica é possibilitar ao portador de deficiência física o conhecimento da sua própria capacidade. "São treinos individualizados, conforme a necessidade de cada pessoa", disse ele, que também é professor de educação física da Univap (Universidade do Vale do Paraíba).

Além disso, acrescentou, o treinamento funcional possibilita trabalhar a força, resistência, coordenação motora e muito mais (leia quadro ao lado). "Os treinos são voltados justamente para movimentos que favoreçam o dia a dia", afirmou o professor.

Cada aula, segundo ele, é sempre uma novidade. "Dependendo do caso, podemos treinar boxe para trabalhar a força abdominal e o equilíbrio do quadril", afirmou.
Os resultados também vêm aparecendo na vida do jornalista Luís Daniel da Silva, 25 anos, que é cadeirante. "Ganhei força para locomover a cadeira de rodas. No começo fazia apenas cinco flexões nas aulas, hoje faço 30, 40", disse.

Para o professor, o importante é que a família e o próprio cadeirante saibam que é possível melhorar. "O cadeirante não deve ser visto como um coitadinho, nem pelos outros e nem por ele mesmo."
 

Comentários





Menino forte, que supera todos os obstaculos da vida. Isso mesmo *-* fico feliz por vc dinei♥ Deus te abençoe.

Por: Marcela F., 4 December 2010 03:14

manda bala claudinhooooooo

Por: Ana Laura, 30 November 2010 17:08

Parabens nei.. fico mtoo feliz por vc...continue assim...desistir NUNCA... vc é capaz de tudo, basta querer. te adoro mto...

Por: Susan, 29 November 2010 02:53

iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiisssssssssssssssssssssssssssooooooooooooooO!!!!

Por: thiago, 26 November 2010 15:56

aaaaaaaaaa muleke, esse claudinei é fera hein!!!

Por: Jesus, 26 November 2010 02:30