São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Home
March 4, 2014 - 22:30

Guará elege a campeã do Carnaval 2014 nesta quarta-feira

As seis escolas de samba da cidade são julgadas em 10 quesitos por 30 jurados; primeiro dia de desfile empolgou avenida

Xandu Alves
Guaratinguetá - Atualizada às 22h30

Os foliões de Guaratinguetá conhecerão nesta quarta-feira e a escola de samba campeã do Carnaval. A Oesg (Organização das Escolas de Samba de Guaratinguetá) realiza a apuração às 15h, no prédio histórico da Praça da Estação, no centro.

As seis escolas receberam três notas para cada um dos 10 quesitos em
julgamento. Foram 30 jurados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Ao contrário de anos anteriores, quando havia nove quesitos, o segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira, obrigatoriamente natural da cidade, também foi julgado.

Todas as notas de 0 a 10 serão somadas, sem descarte de nenhuma delas. Se houver empate, há uma escala de quesitos cujas notas servirão para desempate. Só haverá duas campeãs se elas tiverem notas iguais em todos os quesitos.

Segundo o presidente da Oesg, José Severino dos Santos, as regras reduzem a chance de empate, como ocorreu em 1992, 2006 e 2011. “As escolas estão muito boas. Vai haver disputa forte entre as agremiações”, disse.

Desfile.
A primeira noite do desfile começou com a Mocidade Alegre do Pedregulho, que atrasou 46 minutos para entrar na Avenida Presidente Vargas.
Homenageando o frevo, a escola teve ainda o carro abre-alas quebrado no meio do desfile, comprometendo a escola.
“Conseguimos colocar a administração da escola em ordem. O desfile é de resgate da escola, que voltará mais forte nos próximos anos”, disse Sérgio Gonçalves, presidente da Mocidade.

Bicampeonato.
Em seguida, às 22h50, a Unidos da Tamandaré entrou na avenida com um desfile exuberante, que contagiou o público. A escola levou o Nordeste para a passarela, falando das festas, dos mitos e dos cangaceiros.

Dois carros da agremiação tinham mais de 10 metros de altura, com destaques em fantasias luxuosas. Campeã do Carnaval de 2012 --não houve desfile no ano passado--, a Tamandaré veio para tentar levar o bicampeonato.

“A escola está com tudo. Vamos arrebentar na avenida. É só alegria”, disse Luizinho Andanças, 50 anos, puxador do samba-enredo da Tamandaré e ex-cantor da Mocidade Independente de Padre Miguel, do Rio de Janeiro.

Para fechar a noite, a Bonecos Cobiçados cantou o Carnaval de marchinhas de São Luís do Paraitinga em seu desfile, falando do folclore, de Oswaldo Cruz e da igreja matriz, destruída na enchente de 2010.

Menos luxuosa do que a Tamandaré, mas muito vibrante, a escola fez um bonito desfile e corre por fora na disputa do título, sonho dos foliões. O único campeonato vencido pela agremiação foi em 1974.

“Esse dia vai chegar novamente. Vamos acreditar”, afirmou Joaquim Antonio Cota, presidente da escola.


Avenida ‘ferve’ com desfile da Embaixada e Acadêmicos
A arquibancada 'ferveu' na noite desta terça-feira em Guaratinguetá durante os desfiles das duas escolas supercampeãs do Carnaval. Juntas, Embaixada do Morro e Acadêmicos do Campo do Galvão têm 31 dos 44 títulos do Carnaval de Guará desde 1970.

São as duas escolas que levam mais torcida à Avenida Presidente Vargas. Segundo a prefeitura, todos os 3.750 ingressos foram vendidos, além de 60 camarotes que comportam 20 pessoas cada.

Na última segunda, primeira noite de desfile, as arquibancadas também lotaram.
A professora Eliane Pacheco, 42 anos, veio com o marido, as duas filhas adolescentes e os pais. “Todos apaixonados por Carnaval”, disse. “É uma festa única, que a gente espera chegar o ano inteiro”, completou ela, que é torcedora apaixonada pela escola Bonecos Cobiçados.


Carnaval terá mudanças em 2015
A Oesg (Organização das Escolas de Samba de Guaratinguetá) vai fazer mudanças para o Carnaval de 2015. A divisão do desfile em dois dias --segunda e terça-- será mantida. O casal de mestre-sala e porta-bandeira natural da cidade passará a ser o primeiro, com julgamento mais rígido. Haverá ainda oficinas para formar carnavalescos e sambistas na cidade.

 

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade