São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Home
August 28, 2014 - 02:44

Construção civil de São José tem pior índice de desemprego

Construção de prédio na região do Jardim Aquarius. Foto: Arquivo/OVALE

Construção de prédio na região do Jardim Aquarius. Foto: Arquivo/OVALE

A construção civil emprega pelo menos 65 mil pessoas no Vale do Paraíba

São José dos Campos

Levantamento feito pelo SindusCon ((Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) aponta que São José dos Campos e região tiveram o segundo pior desempenho do interior na geração de empregos no setor em julho, com retração de 377 vagas.
A sondagem, que é feita em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas, mostra, no Estado, apenas Santos tem pior desempenho.
De acordo com a representação regional da entidade em São José dos Campos, a construção civil emprega pelo menos 65 mil pessoas no Vale do Paraíba.
Somente em São José dos Campos e microrregião são cerca de 25 mil empregos.
Assessor da direção regional do SindusCon, Gianfranco Asdente, afirma que pelo menos três fatores têm contribuído para a redução de mão de obra no segmento.
Ele avalia que a queda do poder aquisitivo, um efeito nacional, aliado à grade oferta de imóveis na cidade e a indefinição dos empresários em lançar novos empreendimentos por causa da atual lei de zoneamento do município que, na avaliação do segmento, é “restritiva”, são responsáveis pela retração na geração de empregos no setor.

Estabilidade. O empresário, no entanto, avalia que até o final do ano o nível de emprego na construção civil deve permanecer estável.
“Não acreditamos em mais redução. Até porque uma nova proposta de zoneamento deve ser enviada à Câmara”.
Para o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, o final de grandes obras, como a ampliação da Petrobras e em outras indústrias, colaborou para a redução de vagas. “Agora, o que temos são pequenas obras”, afirmou Jorge Luiz da Costa, diretor do sindicato.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade