São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Home
February 15, 2017 - 15:21

Artista de Taubaté impressiona em várias facetas

Alessandro Fonseca

Foto: Rogério Marques / Arquivo O VALE

Paula Maria Prado
Taubaté

Autodidata, o que Alessandro Fonseca, 40 anos, faz com tintas, pinceis, canetas e qualquer outro meio em que possa criar impressiona qualquer um. Taubateano, foi ele quem ilustrou a capa de O VALE publicada em 19 de dezembro do ano passado, cuja manchete trazia uma reportagem sobre a morte de jovens na região da RMVale.

O relacionamento de Fonseca com a arte começou desde criança, quando o artista viu na criação uma oportunidade de substituir um objeto desejado: seus próprios brinquedos, por exemplo. “O resto foi o tempo e a experiência trazendo primor e técnica nesse processo”, afirmou Fonseca.

Versátil, o artista se destaca em vários campos. “No interior é muito difícil se manter em somente um segmento. É preciso inovar para englobar demandas de diferentes setores”, diz ele que é ilustrador, tatuador e faz trabalhos na área de cinema, publicidade e decoração.

Confira aqui uma galeria de fotos com os trabalhos de Alessandro

“Como ilustrador fui pioneiro na arte erótica no Brasil, fazendo ilustrações para a revista ‘Playboy’ e para companhias de sexy toys”, conta. “Também ilustrei a cena do rock horror brasileiro, por meio de capas de discos e cartazes de shows”.

Já no oficio de tatuador, Fonseca foi um dos primeiros da região a usar em seu estúdio métodos hoje largamente difundidos, como o uso de materiais descartáveis. “Nos anos 1990, todo o procedimento era caseiro, sem parâmetros de limpeza, as máquinas eram feitas em casa e os materiais nem sempre eram confiáveis”.

Digital. Ainda no currículo do artista mais de 10 anos de experiência em criação de efeitos e técnicas de restauração digital para o cinema. Fonseca também foi diretor e técnico de arte em campanhas publicitárias. Há cinco anos de volta ao interior, depois de uma temporada na capital paulista, um dos seus focos é a produção de fantasias para os aficionados pelo universo geek.

Agora, aliás, o artista está envolto de mais um desafio: criação de decoração vintage, com réplicas de placas feitas à mão, reproduzindo os efeitos do tempo e marcas antigas.

“Minha inspiração vem sempre da nostalgia, ouvindo temas de desenhos e series de tv dos anos 1960 e 1970. Meu estúdio é repleto de revistas e brinquedos antigos”, afirmou o criador do Pirate Empire, serviço de criação de máscaras, fantasias e produtos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade