São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
BRASIL &
March 17, 2011 - 08:41

Boa alimentação garante mais saúde e forma física

 A professora Regina Lima, que aderiu ao programa de reeducação alimentar; agora, ela passou a incluir frutas e outros alimentos saudáveis no seu cardápio diário

THIAGO LEON

Comer alimentos saudáveis a cada três horas é o segredo para acelerar o metabolismo e emagrecer

XANDU ALVES
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Quer emagrecer? Então, nunca mais faça dieta em sua vida. Coma de tudo e durante o dia inteiro, de preferência de três em três horas. Parece o paraíso para quem gosta de comer, mas a dica vale quando se leva em conta uma medida tão fundamental quanto esquecida: a reeducação alimentar.

É ela que leva a pessoa a comer aquilo que precisa para ter uma vida com saúde, livre de doenças crônicas e de problemas relacionados à má alimentação.

"Equilíbrio é o nome do jogo. Quem se lança em dietas mágicas pode até perder peso rapidamente, mas não será com saúde. E o corpo vai recuperar tudo", disse a nutricionista Sheila Castro, coordenadora do programa de reeducação alimentar da Unimed de São José.

Fugir do efeito sanfona do emagrece e engorda é uma das metas da reeducação alimentar, além de doutrinar a pessoa a comer o que precisa, variando o cardápio e alimentando-se de tudo um pouco, sem abusar da quantidade.

Regras
. Segundo a nutricionista, os processos do nosso organismo devem ser respeitados quando se pretende comer para ter mais saúde.

O corpo age da seguinte maneira quando comemos: ele digere, absorve e estoca, demorando cerca de três horas para fazer o ciclo completo. Depois, se nenhum outro alimento aparecer para o corpo trabalhar, o metabolismo é desacelerado.

Para manter a saúde em alta, é preciso comer de três em três horas. Além disso, nunca se deve abrir mão de cinco ou seis refeições diárias, ingerindo frutas entre elas. Também não se pode esquecer da alimentação principal, que deve ser realizada de manhã.

Segundo a nutricionista, quem gosta de fazer exercícios de manhã em jejum estará perdendo massa magra ao invés de gordura.

Ou seja, a pessoa vai perder peso e saúde e continuará com níveis altos de gordura.

Reeducação Alimentar.
Na casa da professora aposentada Regina Helena Frigi de Lima, 58 anos, é o marido quem cozinha. Ele não acreditou que as receitas que a mulher trazia do curso de reeducação alimentar pudessem dar certo, como o arroz integral.

Hoje, com apenas duas semanas de programa, o casal já curte boas receitas à mesa e ela aprendeu a se alimentar com moderação e qualidade.
 

Publicidade
Publicidade
clique para saber mais