São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
REGIAO
May 19, 2010 - 10:36

Escolas públicas e particulares já discutem o assunto

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Preocupadas com os possíveis casos de bullying que não chegam à direção, escolas públicas e particulares de São José já trabalham o assunto.

O objetivo é conscientizar pais, alunos e professores sobre a dimensão do problema.

"A gente observa que a nossa geração está pouco preocupada com o outro. A formação do alunos tem que ser integral, por isso vimos a importância de discutir a questão do bullying com os alunos", afirmou Maria Cristina Pavani, orientadora educacional do colégio Objetivo.

Para isso, o tema foi incluído no cronograma das aulas, além da realização de palestras e debates.

"Achamos que a escola precisava estar por dentro do tema. É um assunto novo. Todo mundo ouvia falar, mas não muita gente não sabia o que significava", disse Elizabeth Pedrosa, coordenadora de eventos do Poliedro, que também trabalha o tema com os estudantes.

O colégio Poliedro começou com a discussão no ano passado, quando o tema foi levado por pais de alunos que participam do conselho.

"O bullying é uma forma não externa, oculta. Muitos alunos zombam o colega e a gente não fica sabendo", disse. Ela afirmou ainda que, depois que o assunto foi levado à tona, houve depoimentos de estudantes que se sentiram vítimas de bullying.

Estado. O Secretaria de Educação do Estado informou que as escolas estaduais se preocupam em esclarecer o assunto e conscientizar os alunos sobre o bullying.

O Governo já realizou palestras sobre o assunto reunindo professores de todo o estado. A secretaria conta ainda com o Sistema de Proteção Escolar, que articula um conjunto de ações para disseminar e articular práticas voltadas à prevenção de conflitos no ambiente escolar, entre eles o bullying.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade